janeiro 15, 2009

Blog # 267

Foi um burburinho incessante por causa das declarações de D. José Policarpo e do seu pequeno reparo sobre casamentos mistos. Acontece que o cardeal (injustamente acusado de 'intolerante') tem razão – no que a imprensa citou, e que foi muito além da questão do casamento, e no que causou o burburinho. O que disse ele de tão chocante? Que as mulheres, antes de casarem com um muçulmano, devem pensar bem. Há exemplos bastantes sobre o choque e a violência – alguns vêm descritos em livros. O essencial foi isto: pensem bem, e pensem se estão dispostas a arriscar. Só que, no momento actual, pensar é uma actividade que parece ser ofensiva. Os multiculturalistas de pacotilha que reagiram com mais velocidade do que a sua própria sombra parece que já não estão habituados a fazê-lo.

***

É um grande acontecimento: a Assírio & Alvim vai lançar 'Ofício Cantante. Poesia Completa', de Herberto Helder. Tem 624 páginas e vai custar 48 euros – reúne inéditos e também, os poemas do esgotado 'A Faca Não Corta o Fogo'.

***

FRASES

"Nós somos muito ignorantes [...]. Quem é que em Portugal já leu o Alcorão?" D. José Policarpo, cardeal-patriarca, ontem no CM.

"D. José Policarpo estragou o sonho de todas as portuguesas: casar com um muçulmano e viver na Faixa de Gaza." João Tordo, no blogue Corta-Fitas.

Etiquetas: