janeiro 19, 2009

Blog # 269

Éramos da mesma idade mas de gerações diferentes. Ela chegou antes a vários lugares – a muitos livros e intuições. Tereza Coelho, que agora partiu, não foi apenas uma das nossas melhores jornalistas da área da cultura; foi também uma editora que mudou o mundo à sua volta. No ano passado morreram dois editores invulgares, corajosos e cultíssimos, que transformaram o mundo da edição, Rogério de Moura (Livros Horizonte) e Figueiredo de Magalhães (o genial criador da Ulisseia). De algum modo, é uma parte do mundo da edição que desaparece e fica mais pobre. Não podia ser de outra maneira: editar não é publicar livros. É chegar antes a vários lugares; aos livros, mas sobretudo aos livros que fazem falta a alguém que não é como nós. É escolher. É imaginar. Imaginar o mundo.

***

Autores que não param, não desistem – por falar nisso: António Lobo Antunes vai publicar novo romance. Gonçalo M. Tavares publicará três novos livros em 2009. Novos romances ainda este ano: José Eduardo Agualusa e José Luís Peixoto.

***

FRASES

"A qualidade das pessoas que estão na política decaiu muito nos últimos anos." Campos e Cunha, ex-ministro das Finanças, ontem no CM.

"Passos Coelho diz que não se pode parar o TGV e que não há condições para avançar com o TGV." Filipe Nunes Vicente, no blogue Mar Salgado.

Etiquetas: