janeiro 21, 2009

Blog # 271

O bispo católico de Lancaster, Patrick O'Donoghue, atribui à educação superior grande parte dos males de que a sua igreja padece ou, pelo menos, afirma padecer – para o bispo, as pessoas que frequentaram escolas superiores e universidades andam por aí a "espalhar o cepticismo" em vez de seguir à risca os mandamentos e, além do mais, são pessoas egoístas que valorizam o hedonismo. A educação, acrescenta, tem um "lado negro": semeia a dúvida. Ora, eu acho interessantes estas declarações. Normalmente, ouvir-se-ia um coro de insultos e de denúncias contra o cavalheiro. Mas eu limito os danos à pergunta: a quem diz respeito esta arenga bispal? Aos católicos. Limito-me a pedir aos responsáveis da igreja que nos esclareça sucintamente: são todos assim ou é só um vírus de Lancaster?

***

O livro ocupa 850 páginas: trata-se da 'Poesia Reunida' de Maria Teresa Horta (edição da Dom Quixote), com prefácio de Maria João Reynaud. A D. Quixote publicará ainda este ano o segundo romance de Maria Teresa Horta.

***

FRASES

"Confirmo um aumento da criminalidade, mas estamos a aguardar dados." Mário Mendes, secretário-geral de Segurança Interna, ontem no CM.

"Por mim, desde que o futebol não seja obrigatório, a vida continua muitíssimo bem sem ele." No blogue O Jansenista.

Etiquetas: