janeiro 23, 2009

Blog # 273

Há dois anos que regressei à caneta de tinta permanente. Recuperei o prazer de escrever à mão, de tomar notas, de melhorar a caligrafia, de desenhar as letras e as frases. É uma velharia, certamente, no país onde se distribuem computadores Magalhães a crianças que ainda não sabem escrever. Mas insisto, compro caderninhos, escolho o papel – e sinto uma certa inveja à minha volta. Ontem, as estatísticas mostraram-me que não estou sozinho: as vendas de discos em vinil aumentaram 50%. Tenho, como muitos leitores, a minha colecção de vinil – discos antigos, outros menos. Há aquele risquinho, aquele ruído de fundo que não vem nos CD. Temos saudades de coisas imperfeitas: da letra desenhada à mão, do som do vinil. São saudades dessa divina imperfeição que nos faz ser mais humanos.

***

Livro essencial para quem quer entender a 'natureza do romance' e o papel da leitura na nossa vida e na nossa imaginação: 'A Consciência e o Romance', de David Lodge (edição Asa), uma colecção de ensaios. Preciosidade a não perder.

***

FRASES

"Barack Obama vai mudar a América ou a América vai mudar Barack Obama?" Tomás Vasques, no blogue Hoje Há Conquilhas.

"Só cá tinha vindo combater fogos, agora é diferente. Em Setúbal não havia qualquer alerta." Bombeiro de Setúbal deslocado para a neve da serra do Marão, ontem no CM.

Etiquetas: