janeiro 30, 2009

Blog # 278

Há uma suspeita sobre os "processos" e as "investigações em curso" sob "segredo de justiça" e que são publicados ou circulam entre agentes do poder. A República não pode estar na mão de traficantes de fotocópias ou de espiões vulgares. O novo sistema informático dos tribunais portugueses, o Citius, parece permitir a "consulta" dos processos por gente que lhes é estranha (o que acontece no actual, o Sitaf) – por um 'administrador informático'; a partir daí, por um amigo, um director-geral, um empresário interessado ou um ministro curioso. Alguns juízes protestam contra o facto e a possibilidade; o secretário de Estado, com boa-fé, nega que os políticos queiram meter-se na justiça. Claro. Mas existe a possibilidade de alguém ler, a meio, o trabalho de um juiz. Percebem?

***

Nas livrarias, a segunda leva de livros de bolso da Leya: Poe, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Lewis Carroll, Sá-Carneiro, Jorge Luis Borges, Nobre, Saramago, ou Pepetela. Preço simpático – é para isso que servem os livros de bolso.

***

FRASES

"Não é a primeira vez que enfrento esta campanha negra." José Sócrates, ontem, no CM online

"Fomos educados a desvalorizar 'a política' e o resultado está à vista." Lourenço Ataíde Cordeiro, no blogue Complexidade e Contradição.

Etiquetas: