fevereiro 10, 2009

Blog # 285

Revolutionary Road' não chega aos pés de 'American Beauty' – é um arremedo de argumento servido por um bom livro de Richard Yates (edição da Civilização), um autor a descobrir e a seguir. Se era para ironizar, falta aquele suplemento de ironia que aparece nos livros de Updike. Mas o próprio assunto é alimento para o deserto intelectual da classe média: um drama familiar sem originalidade e com muito gosto pela grandiloquência. Só assim se explica que Di Caprio (só foi actor a sério em 'Diamantes de Sangue') represente um papel que soa a falso. Quando falha 'o essencial' (a arte, o talento), transforma-se 'o essencial' num drama sem classe nem brilho. Só é pena que isso tenha acontecido com uma história tão bem escrita por Yates, o autor dessa jóia que é 'Easter Parade'.

***

Mario Conde, o detective do cubano Leonardo Padura regressa ao convívio com os leitores portugueses em 'Um Passado Perfeito' (edição Asa) – desta vez é menos um policial do que uma viagem às memórias da sua geração desencantada.

***

FRASES

"O que lhes importa não é tanto a validade das 'causas', mas o facto de serem de Esquerda." Maradona, no blogue A Causa Foi Modificada.

"Há assuntos muito mais importantes a preocupar a Igreja, como a pobreza e o desemprego." Sec. Conf. Episcopal sobre os casamentos gay, ontem, no CM.

Etiquetas: