fevereiro 12, 2009

Blog # 287

Charles Darwin nasceu há exactamente 200 anos. A data tem pouca importância, porque 'A Origem das Espécies' foi publicado quando completou cinquenta anos. É a obra de uma vida – e da nossa vida, mesmo que não saibamos o que vem lá dentro. O espírito moderno (na ciência, na observação, na vida) deve muito a Darwin, de quem gosto de recordar sobretudo a grande viagem à volta do mundo, a bordo do navio HMS Beagle. O desprezo por Darwin continua a ser corrente nos nossos dias, fomentado pela cegueira e pela ignorância que, no entanto, não abalam a sua prodigiosa aventura, feita de descoberta, intuição, observação, encantamento. Até nisso Darwin é moderno, não atribuindo à 'humanidade' um lugar central no universo, preferindo situá-la na sua condição e na sua circunstância.

***

Em 1918, Adelaide abandona o marido (administrador do DN). Júlio de Matos e Egas Moniz internaram-na num manicómio e a justiça retira-lhe os bens. Manuela Gonzaga conta esta história escandalosa em 'Doida Não, e Não' (Bertrand).

***

FRASES

"Substituir o João Carlos Espada pelo Marcos Perestrelo não lembra ao diabo." Rogério Casanova, no blogue Pastoral Portuguesa.

"As cenas de amor não foram difíceis. Ele tem 18 anos e é muito profissional." Kate Winslet, ontem no CM.

Etiquetas: