fevereiro 17, 2009

Blog # 290

O próximo livro de António Lobo Antunes levará o título 'Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra no Mar?' e, se acreditássemos em tudo o que o autor diz em entrevistas (ontem, no DN), seria o penúltimo romance que vai publicar. Depois deste livro e do que se lhe segue ("um último livro para arredondar a obra"), virá o silêncio: "A minha voz falada ou escrita já não se ouvirá mais." Como declaração, é ribombante; como anúncio, é despropositado mas igualmente explosivo; como promessa. É ridícula. A um escritor não se lhe pede que fale verdade (que interessa a verdade em literatura?) mas que seja o autor dos livros que nos comovem – ou não. Lobo Antunes pode anunciar o que quiser, mas essa declaração é puramente literária. Ou seja: Lobo Antunes é personagem de Lobo Antunes.

***

Para quem tem resistência a ler 'A Origem das Espécies', de Charles Darwin, pode ler as suas notas de viagem em 'A Viagem do Beagle. Viagem de um Naturalista à Volta do Mundo' (Relógio d'Água). Um livro indispensável e tentador.

***

FRASES

"Se a mera suspeita invalida um conselheiro de Estado, que dizer de um PM?" Filipe Nunes Vicente, no blogue Mar Salgado.

"É significativo que a mentira possa ser premiada e a verdade condenada na praça pública." A. Ribeiro Ferreira, ontem no CM.

Etiquetas: