fevereiro 20, 2009

Blog # 293

O assunto podia ser deixado no capítulo das curiosidades mas, vendo bem, há matéria para mais do que riso: as autoridades de uma cidade britânica, Warrington, determinaram a proibição de beijos no cais da sua estação ferroviária. Há mesmo placas, semelhantes às da estrada, que mostram uma barra sobre um casal a beijar-se. O Estado zela pelo bem público – ora legisla sobre a quantidade de sal no pão, ora sobre a troca de fluidos salivares no cais de uma estação de comboios. Nós vamos permitindo. A Europa está cada vez mais estranha. Liberais que somos, achávamos que o 'Grande Irmão' de Orwell se aplicava apenas a Estaline; não: o Big Brother está entre nós. Proíbe abundantemente. Primeiro, em nome do bem público; depois, por vício e por necessidade. Depois, por demência.

***

'Charlotte Simmons', de Tom Wolfe (Dom Quixote), é um livro brutal, indispensável, desbocado: é uma odisseia de Wolfe pelos campus das universidades, revelando como os jovens morrem lentamente entre sexo, álcool, ignorância, solidão.

***

FRASES

"Se não fosse a cocaína, que jogador poderia ter sido?" Diego A. Maradona, ontem no CM.

"Somos tolerantes com as caricaturas de Maomé, desde que não se metam com o nosso Maomé." João Miranda, no blogue Blasfémias.

Etiquetas: