fevereiro 23, 2009

Blog # 294

A imprensa anda muito agitada com um folheto publicado por Yiossuf Adamgy sobre o papel da mulher no Islão; parece que é uma resposta de Adamgy, líder do grupo de estudos islâmicos Al Furqán, às preocupações de D. José Policarpo sobre os casamentos entre católicas e muçulmanos. Adamgy esqueceu-se de lembrar, no documento, que (em 2004) não criticou a lapidação da nigeriana Amina Awal, por adultério – a não ser porque faltavam as quatro testemunhas exigidas pela lei islâmica, em vez das duas que eram apresentadas ao tribunal. É uma questão legal, certamente, mas a diferença entre duas e quatro testemunhas não põe em causa o que lá está escrito, preto no branco. As pessoas casam-se com quem querem, mas é bom que tenham em conta o historial de riscos que a decisão implica.

***

Acho que é um dos livros do ano: "Eu Sou a Charlotte Simmons", de Tom Wolfe (Dom Quixote) é um dos mais brutais e cruéis retratos da América e da sua universidade, obcecada pelo sexo e pelo poder. Sai a meio de Março – a não perder.

***

FRASES

"Toda a gente sabe que há alguma dificuldade do Governo em lidar com a Comunicação Social." José Eduardo Moniz, ontem no CM.

"O PS, ao convidar Hugo Chavéz vai transformar o congresso numa feira." Tomás Vasques, no blogue Hoje Há Conquilhas.

Etiquetas: