março 04, 2009

Blog # 301

Não aprendemos grande coisa, nem com o passado nem com os avisos sobre o futuro. Ontem de manhã, numa rádio, ouvi um dos responsáveis pelo cadastramento do DNA dos portugueses admitir que, daqui a uns anos, todos estaremos registados num arquivo onde se guarda o essencial sobre a nossa identidade (DNA) e onde se podem fazer cruzamentos com outros dados. Parece que é um grande avanço. Não acho. Pelo contrário: é um perigo que nos devia deixar alerta. Depois do cartão único virá o chip da matrícula dos carros – e depois o arquivo do DNA. Na série televisiva CSI, aquele arquivo está sempre ao serviço do “bem” e só os maus são punidos. Na vida real, quem tem acesso a um desses dados, pode bem ter acesso a todos. Trata-se de uma ameaça à nossa liberdade individual. É grave.

***

Pérez-Reverte disse que Juan Manuel de Prada publicou ‘o melhor romance espanhol dos últimos 20 anos’; aos 39, Prada regressa com ‘O Sétimo Véu’ (Dom Quixote), uma história de amor, espionagem, política e desilusão. Preparemo-nos.

***

FRASES

"O superficial culto da imagem ajudou ao regresso do mais pesado culto da personalidade." José Medeiros Ferreira, no blogue Bichos Carpinteiros.

"Ao contrário do que se tem dito, este não é um filme sobre lesbianismo." Débora Monteiro, sobre o filme ‘Duas Mulheres’, ontem no CM.

Etiquetas: