março 09, 2009

Blog # 304

O assunto podia não ir além da anedota, mas convém retê-lo como exemplo. Para o governo e para os entusiastas do Ministério da Educação, o computador Magalhães era o essencial – o resto não passava de pormenor. O que se fazia com ele, o aproveitamento dos alunos, a perda de contacto com a realidade, isso não interessava desde que o Magalhães aparecesse ao lado do primeiro-ministro e as crianças das escolas o utilizassem fosse para o que fosse. Esqueceram-se do que vinha lá dentro: ‘aplicações interactivas’ cheias de erros de Português de palmatória, uma autêntica vergonha. Espera-se que sirva de lição, mas não há grande esperança porque o Ministério fez pouco ou nada pela melhoria do ensino do Português. É, em grande medida, um Ministério que se preocupa com intendência.

***

Chega às livrarias o novo livro de Jorge Listopad, ‘Deslizamento’ (QuidNovi) – textos curtos, cruzamento de géneros, observações meteorológicas, recordações literárias. Um estilo cultivado por Listopad há muito tempo. E com proveito.

***

FRASES

“O lema deste governo é quem não está comigo está contra mim." Manuela Moura Guedes, ontem, no CM.

“A existência de um dia da mulher é uma marca sexista e discriminatória." Rodrigo Moita de Deus, no blogue 31 da Armada.

Etiquetas: