março 19, 2009

Blog # 312

Passaram cinquenta anos sobre a morte de António Botto, no Rio de Janeiro, numa das ruas onde hoje passam mais turistas portugueses, a Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Eduardo Pitta organizou (para a Quasi) a obra completa de Botto, o que é de festejar. O país envergonha-se de António Botto porque aprecia muito a pequena anedota que desvaloriza uma obra, uma personagem, um nome. O país muito macho e alazão (mas muito bicha às escondidas) suspeita de Botto e evita usar o seu nome. Faz mal. O contacto com a sua poesia só eleva o leitor e abre a caixa dos preconceitos, para os ver cair depois. Um dos títulos das suas obras completas é ‘Cartas que Me Foram Devolvidas’, o que dá bem a ideia do medinho com que esta gente ficou, só de ouvir dizer o nome de António Botto.

***

Lembram-se da rubrica ‘Bom Português’, da RTP? Passou agora a livro, pela mão da Porto Editora: são 240 páginas de dúvidas e respostas sobre expressões comuns da nossa língua. Favor oferecer ao Ministério da Educação. E à RTP.

***

FRASES

"Aplausos, certamente de familiares ou proprietários dos estabelecimentos." Isabel Goulão sobre o Cascais Moda, no blogue Miss Pearls.

"A minha própria filha empurrou-me para o chão e começou a bater-me com a minha bengala." Maria Alice Oliveira, reformada de 82 anos, ontem no CM.

Etiquetas: