março 20, 2009

blog # 313

Quando o papa diz seja o que for, a primeira coisa que se perfila é um vasto pelotão de flibusteiros e engraçadinhos que não ouve o que o papa diz mas comenta o que gostaria que ele tivesse dito. Qualquer cronista avançado e com gosto pela heresia (que é hoje muito fácil e bem remunerada) diz duas alarvidades a jeito. O mais preocupante é ver a insuspeita quantidade de especialistas em teologia e história eclesial que logo se ergue nas rádios e nos jornais, como se fossem católicos de ir à missa e se importassem muito com os pobres que morrem de sida. O ideal, para estes cavalheiros, seria um papa que defendesse o aborto, o sexo com animais e a distribuição de preservativos nas escolas. Isso sim, seria moderno, fracturante e capaz de chamar fieis. Fieis – não se sabe a quê.

***

É um dos autores mais publicados do biénio: Machado de Assis. Não há fome que não dê em fartura. Agora é ‘Dom Casmurro’ (D. Quixote), obra-prima da língua portuguesa, sem dúvida. Saiba tudo sobre a vida de Capitu, e pronto.

***

FRASES

“Eu tenho uma pensão aceitável mas não sou rico." Padre franciscano Vítor Melícias, que recebe pensão de 7500 euros, ontem no CM.

“O homens éticos, sensíveis e poetas, na hora H fogem como ratos." Mónica Marques, no blogue Sushi Leblon.

Etiquetas: