abril 02, 2009

Blog # 322

A doença do crescimento tomou conta da economia há muitos anos mas só agora se lhe reconhece o carácter de catástrofe. A imprensa espanhola fala de uma crise abominável no sector automóvel – parece que se venderam menos 450 mil carros do que no ano anterior e o alarme soou, gravíssimo. Os economistas (como astrólogos de segunda categoria) choram. Recomendo ao leitor que imagine um milhão de carros novos vendidos todos os anos e veja se não é um exagero. A doutrina do crescimento infinito, grata aos economistas e políticos, é que nos levou à crise. Um livro lê-se as vezes que quisermos, e um filme pode voltar atrás. A economia, como a deixaram os anos noventa, precisa de mudar. O mundo precisa de viver de outra maneira. Com menos crescimento infinito. E com mais eternidade.

***

Policial para as mini-férias da Páscoa: ‘A Paciente Misteriosa’, de P.D. James (Europa-América). O detective, Adam Dalgliesh, é poeta e solitário, um génio único na literatura do género. E P.D. James é um talento inesquecível.

***

FRASES

"A vida portuguesa é um repositório das possibilidades tecnológicas na captação vídeo." Bruno Sena Martins, no blogue Avatares de um Desejo.

"Tento superar isto pensando nas coisas boas da vida." Luís Ribeiro, que ganhou com a então namorada 15 milhões no Euromilhões, ontem no CM.

Etiquetas: