abril 09, 2009

Blog # 327

A escolha das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo não vai ter a atenção que foi dispensada às duas iniciativas que a antecederam. Convinha que tivesse alguma. Durante dois ou três séculos Portugal espalhou um pouco de si pelo mundo fora. Há sempre quem ache indigno recordar a expansão colonial e as suas marcas; eu sou dos que gostam de lembrar essa presença. Um templo numa colina da Ásia, um forte nos limites da Amazónia ou na costa da Guiné, um casarão na Colónia de Sacramento, diante de Buenos Aires, um bairro marroquino, deviam ensinar-nos alguma coisa sobre o nosso passado e a pequenez a que não devemos sujeitar-nos. Não se trata de elogiar o “passado glorioso” – mas de lembrar quem fomos. E que, muitas vezes, somos melhores lá fora do que dentro de fronteiras.

***

Harry Hole é um personagem que não se esquece tão cedo, depois de ler ‘O Pássaro de Peito Vermelho’, de Jo Nesbø (Livros d’Hoje): uma história policial que nos mostra um pouco do que é viver no “paraíso nórdico” – e no seu passado.

***

FRASES

"É de esperar que o desenvolvimento da recessão faça aumentar o crédito malparado." Vítor Constâncio.

"Um dos remédios é a redução da carga fiscal sobre o cidadão. Aqui faz-se o contrário." J.M. Ferreira de Almeida, no blogue Quarta República.

Etiquetas: