abril 23, 2009

Blog # 337

Na sua entrevista à RTP, o primeiro-ministro declarou-se perseguido pelos jornais e pela oposição. Para dar um exemplo certamente elevado e culto, citou “livros da literatura da América Latina onde se viam organizar processos contra políticos”. Procurei nas estantes, mas tirando um título de Rubem Fonseca em que Getúlio Vargas é assassinado e dois ou três maus livros sobre o Chile ou o Uruguai, não encontrei outras referências. Nessa América Latina a que Sócrates se refere, geralmente os políticos organizavam processos contra os jornalistas e os escritores, mas temo que não queira seguir-lhes as pisadas, se bem que seja íntimo de Hugo Chávez (que fecha as televisões que não lhe agradam). A literatura é fatal para os políticos, como se vê. Sobretudo quando não é lida.

***

Livro admirável: ‘Quando o Nosso Mundo se Tornou Cristão’, de Paul Veyne (Texto&Grafia) – um dos autores essenciais para o estudo da Idade Média. E desta questão: Como começou a Europa a aceitar e a impor a si própria o Cristianismo?

***

FRASES

"Líbia presidente dos direitos humanos da ONU é como Cicciolina em aulas de castidade a freiras." Henrique Raposo, no blogue Clube das Repúblicas Mortas.

"O Presidente é sempre mais forte quanto maior a fraqueza dos governos." Domingos Amaral, ontem, no CM.

Etiquetas: