abril 29, 2009

Blog # 341

Uma rede de supermercados decidiu que não venderá nas suas estantes o livro ‘A Casa dos Budas Ditosos’, de João Ubaldo Ribeiro (Prémio Camões do ano passado), explicitamente dedicado à luxúria. Há uns anos, quando o livro teve a sua primeira edição, a cena foi a mesma e eu próprio protestei. É uma pena que os supermercados não o queiram nas suas estantes – obrigando os curiosos a ir a uma livraria, portanto – mas trata-se da liberdade de comércio. Há muitos mais livros que os supermercados recusam vender, de Bruce Chatwin a Thomas Mann, de Luiz Pacheco a Tomás de Aquino. Não lhes convém comercialmente. Desta vez não lhes convém, digamos, ‘moralmente’. É um juízo arriscado mas legítimo. Não é todos os dias que uma empresa está disposta a perder dinheiro por motivos ‘morais’.

***

Sai ainda esta semana: ‘O Céu Não Pode Esperar’, de António Brito (Sextante), um romance absolutamente insólito: um militar português cruza-se, no norte de Moçambique, com um mistério que assombra a nossa história desde o século XVI.

***

FRASES

"Este filme não é para a Dra. Manuela. Tirem-na deste filme." Bernardo Pires de Lima, no blogue União de Facto.

"Manter a calma, porque, mesmo com a gripe asiática, a Humanidade não ficou comprometida." António Vaz Carneiro, professor de Medicina, ontem, no CM.

Etiquetas: