junho 24, 2009

Blog # 381

No mundo ideal devíamos andar contentes. Os técnicos do Ministério da Educação que elaboraram os exames de Matemática do 9.º ano, por exemplo, acreditam nisso e gostariam que vivêssemos nesse mundo. O mundo não está para exigências suplementares nem para construirmos a “excelência” sobre os escombros do Ensino Básico. A Matemática lá se há de fazer. Devagar. E o Português também. E o que vier. O Ministério, coitado, enfrenta uma série de gente zangada com o mundo e que protesta sempre nesta altura dos exames. São uns chatos, uns aborrecidos. O que importa é desenrascar, ir fazendo, ter bom aproveitamento, passar de ano, engordar a felicidade das estatísticas. Daqui a um mês, os resultados vão aparecer, luminosos e positivos. O que eles são, senhora ministra, é uns invejosos.

***

A Esfera dos Livros lança esta semana a prometida biografia de Nuno Álvares Pereira, de Jaime Nogueira Pinto. Começa com uma frase genial: "Se o passado é uma terra estranha, a Idade Média é um dos seus mais estranhos lugares."

***

FRASES

"Ao contrário dos aviões, as caixas negras das pessoas não revelam nada. São apenas isso: negras." Manuel Jorge Marmelo, no blogue Teatro Anatómico.

"A minha calculadora não funcionou logo desde o início da prova. Correu muito mal. Foi difícil." Nicole Cardoso, 15 anos, sobre a prova final de Matemático do Ensino Básico. Ontem, no CM.

Etiquetas: