junho 30, 2009

Blog # 385

A família de Michael Jackson quer um “funeral global” que faça justiça à “universalidade” do cantor. Se a morte de Jackson já foi um acontecimento público seguido em direto pelas televisões, é lógico que o funeral siga o mesmo estilo, numa espécie de despedida pluricontinental a este talento da dança, da música pop, da ginástica, dos média e da tragédia. Periodicamente, as massas precisam de uma perda para justificar as lágrimas que hão de vir; que para isso o destino sacrifique uma princesa quase proscrita ou uma estrela em queda, pouca diferença faz. Contam sobretudo as lágrimas, se possível em público e pela televisão, para que todos percebam que – no meio da “crise” global – as pessoas ainda choram ou fingem comoção. Com esta tragédia ficarão mais confiantes no futuro.

***

A Vocação do Lume’, de Isabel Cristina Rodrigues, é um belo conjunto de ensaios sobre Vergílio Ferreira (Angelus Novus). Só facto de ser sobre Vergílio Ferreira já seria suficiente motivo de leitura. Mas por si só são excelentes.

***

FRASES

"Aquilo que me ocorre todos os anos por esta altura: o Benfica já pode encomendar as faixas." Bernardo Pires de Lima, no blogue União de Facto.

"Há sinais positivos que indicam que a crise se aproxima do fim." Teixeira dos Santos, ministro das Finanças. Ontem, no CM-online.

Etiquetas: