junho 10, 2009

Grande Oficial

10 de Junho: Cavaco Silva distingue 36 personalidades de várias áreas de actividade

O antigo ministro Pedro Pires de Miranda, a artista plástica Joana Vasconcelos, o médico Gentil Martins e o criminalista Moita Flores são algumas das 36 personalidades que o Presidente da República vai agraciar, dia 10 de Junho, em Santarém.

As escolhas do Chefe do Estado recaíram este ano sobre personalidades da indústria, educação, artes,tendo contemplado escritores, maestros, músicos, escultores, artistas plásticos, ex-ministros, investigadores, empresários, numa escolha eclética que tenta reflectir o dinamismo da sociedade portuguesa.

No Dia de Portugal, Aníbal Cavaco Silva atribui a Grã-Cruz da Ordem de Cristo a Pedro Pires de Miranda, ministro dos Negócios Estrangeiros no décimo Governo constitucional e do Comércio e Turismo no terceiro Governo constitucional.

Com a Grã-Cruz da Ordem de Avis, o Presidente da República vai agraciar os militares António João Neves de Bettencourt, vice-almirante da Marinha, Francisco António Fialho da Rosa, tenente-general do Exército, e Artur Manuel Proença Prazeres, da Força Aérea.

O maestro Álvaro Cassuto e o escultor Artur Seixas vão receber a Ordem de Sant´Iago da Espada (Grande Oficial), equanto o divulgador de jazz José Duarte recebe a medalha de Grande Oficial da Ordem de Mérito.

O Chefe de Estado vai agraciar também nesta data com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique o médico Gentil Martins e o ex-ministro da Educação Roberto Carneiro.

Com a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique vão ser agraciados a poetisa Ana Hatherly, o jornalista e ex-director do Jornal de Notícias António Freitas Cruz, o criminalista Francisco Moita Flores, o professor da Universidade Católica Luís Valadares Tavares, o penalista Manuel da Costa Andrade e a médica Maria Raquel Campos Seruca.

A artista plástica Joana Vasconcelos vai receber o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, enquanto ao recordista mundial de velocidade na neve e actual campeão do mundo de vela adoptada Bento Amaral será atribuído o grau de Oficial.

Cavaco Silva condecora igualmente com a insígnia de Grão-Cruz de Ordem de Mérito o presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, Armando Leandro, e com Grande Oficial desta ordem o director do serviço de capelania prisional, padre Dâmaso Lambers, e o escritor Francisco José Viegas.

Com os graus de comendador foram distinguidos um dos fundadores do Serviço Nacional de Sangue Joaquim Moreira Alves e o antigo presidente da Associação Industrial Portuense Vasco Cerqueira de Faria.

No dia 10 de Junho, o chefe de Estado vai também agraciar o ex-ministro da Educação Júlio Pedrosa com a Grã-Cruz da Ordem de Instrução Pública e o professor da Universidade Católica Manuel Joaquim Pinho Moreira de Azevedo com a insígnia Grande Oficial da mesma ordem, além da antiga professora Maria do Céu Neves Roldão com o grau de comendador.

Finalmente, a Ordem de Mérito Agrícola, Comercial e Industrial será atribuída, na Classe do Mérito Agrícola, com o grau de comendador à proprietária da Casa vinícola Ermelinda Freitas, Leonor Freitas.

Com o grau de comendador na classe de Mérito Industrial será agraciado Fernando Luís Simões, presidente do Grupo Luís Simões.

in Expresso on line - 2 Junho 2009

Etiquetas: