julho 01, 2009

Blog # 386

Via-a uma única vez, em Estocolmo, no corredor de um teatro onde o Tanztheater Wuppertal se apresentava para uma série de espetáculos; foi uma surpresa ser trespassado pela beleza difícil das suas coreografias. Havia ali uma disciplina de fantasmas, um ritmo esgotante. No ano anterior mal reparara na sua figura esguia, magra, pálida, expressiva, sombria, excessivamente maquilhada – com um sorriso deslocado – no cenário de ‘O Navio’, de Fellini (1982). O palco da dança moderna mudou com o seu trabalho, a sua interpretação dos mitos do teatro, a forma como soltava a sua ironia amarga através de corpos que funcionavam como instrumentos de uma orquestra de ópera. Pina Bausch morreu inesperadamente, cinco dias depois de saber que sofria de cancro. Morreu para evitar a morte.

***

O poeta no meio da prosa: ‘O Pai, a Mãe e o Silêncio dos Irmãos’ (Assírio & Alvim), de José Agostinho Batista. Nostalgia, melancolia, música, e temas familiares, um livro belíssimo. "Ouves a tempestade mas não sabes o que diz."

***

FRASES

"Novas biografias de Michael Jackson. Espero que nenhuma escolha o título ‘O Lado Negro da Fama’." Pedro Vieira, no blogue Irmão Lúcia.

"Por não existirem no mercado nacional conteúdos para manter uma programação 24 por dia..." Carlos Ferreira, diretor do novo canal pornográfico português. Ontem no CM.

Etiquetas: