julho 07, 2009

Blog # 390

Circula na net e nos jornais mais um manifesto (“Por Uma Cultura Para o Século XXI”) sobre a fraca ou nula atenção que o governo tem dado “à cultura”. Se grande parte das suas premissas estão certas, não se deve esquecer que se trata de um aviso em plena campanha eleitoral, depois de o governo ter empobrecido o setor. Os políticos veem na “cultura” um suplemento de propaganda antes dos votos arrebanhados. De modo que convém separar evidências e promessas. Mais do que uma política “da cultura” (para alegria da legião de subservientes pronta para o beija-mão), era bom que se tratasse de uma política culta, educada e estruturada. Não se trata, ao contrário do que Sócrates disse, de “fazer investimento” (despejar dinheiro). Trata-se de pensar. E ele não tem tempo para isso.

***

Sai em julho a terceira edição, revista e aumentada, de ‘Purga em Angola’, de Dalila e Álvaro Mateus (Asa), um documento impressionante sobre que se seguiu ao 27 de maio de 1977. O terror de Pinochet foi uma brincadeira ao pé disto.

***

FRASES

"O revólver estava encostado à nuca e atingi-o na cabeça sem querer. Mal caiu, disparei outra vez." David Silva, acusado de ter encomendado a morte da mulher, e de ter morto o assassino. Ontem, no CM.

"Um regime não respira se não tiver entre os seus críticos homens cultos e verrinosos." Tomás Vasques, no blogue Hoje Há Conquilhas.

Etiquetas: