julho 09, 2009

Blog # 392

Dar um passeio pelas caixas de comentários dos jornais e dos blogues a propósito de C. Ronaldo pode ser uma aventura penosa. A euforia da sua chegada a Madrid foi uma espécie de gota de água que fez transbordar o copo do mau caráter nacional. Nunca se viu tamanha indignação pelo sucesso de um rapaz nascido pobre na Madeira e que ficou rico e célebre sem ter roubado um cêntimo aos contribuintes portugueses. Se se compreende o protesto pelo abuso alarve das transmissões televisivas, há a notar, no entanto, esse fenómeno lusitano: a inveja pela sorte de um dos seus. Pelas suas namoradas, pelo seu dinheiro, pela sua fama. Os portugueses não têm apenas dificuldade em admirar os outros; têm também um ódio visceral aos seus. Passam da admiração à abjeção. Desconhecem a sensatez.

***

A Relógio d’Água acaba de publicar mais um livro de Slavoj Zizek, ‘Violência’ (excelente tradução de Miguel Serras Pereira): uma arqueologia da violência e da sua presença na linguagem, na religião e no dia-a-dia do nosso tempo.

***

FRASES

"E não há nada pior para toda a gente do que o medo do próprio medo." João Gonçalves, no blogue Portugal dos Pequeninos.

"Todos os dias descubro algo divertido sobre o meu corpo. No bom sentido, claro." Sandra Bullock, atriz, ontem no CM.

Etiquetas: