julho 10, 2009

Blog # 393

Cumprem-se hoje 500 anos sobre o nascimento de Calvino (1509-1564), figura emblemática da Reforma protestante e nome indispensável para a cultura religiosa e política europeia. O que resta de Calvino é o ‘calvinismo’ – mais do que as suas ideias, expostas no seu catecismo ou nos comentários à obra de Séneca ou à Bíblia. A sua doutrina era radical, como tudo o que aconteceu nessa Europa do século XVI em luta contra o catolicismo, e chega-nos sob a roupagem do puritanismo, da temperança e da violência com que perseguia os seus opositores, mortos e esquartejados para glória do zelo religioso. Como acontece com todas as utopias, a de Calvino era intransigente e severa – mas o seu legado espiritual (que se desenvolveu nos EUA, na Holanda ou na Escócia) merece ser assinalado.

***

Um livro a reter: ‘O Caso das Mangas Explosivas’, do paquistanês Mohammed Hanif (Porto Editora) – o romance obteve o Prémio da Commonwealth e esteve na lista do Booker. Mas não é isso que importa: é mais o seu humor, a sua audácia.

***

FRASES

"Estou muito orgulhosa de mim por ter feito isto aos 38 anos." Liliana Campos, apresentadora de TV, depois de ter posado nua. Ontem, no CM.

"Da próxima vez que sair do duche sem enxaguar a espuma do sovaco direito, este blogue acaba." Maradona, no blogue A Causa Foi Modificada.

Etiquetas: