julho 16, 2009

Blog # 397

Está aí o novo filme de Harry Potter. O Vaticano deu-lhe a bênção através do seu jornal oficial, relembrando, mesmo assim, que falta uma alusão “ao transcendente”; as autoridades religiosas têm dificuldade em lidar com o fantástico, da mesma forma que algumas pessoas lidam mal com o humor ou a ironia. Harry Potter não é literatura – é pura invenção adolescente, e tenho alguma ternura por J.K Rowling, a autora (por ter sido capaz de inventar aquela galeria de personagens). Como as famílias e ‘a sociedade’ desistiram de dar educação religosa aos seus filhos, as lendas de Harry Potter, como as de ‘O Senhor dos Anéis’, substituem por um tempo as sagas fundadoras tradicionais – elas são a alusão “ao transcendente” e provam que um mundo sem ele é apenas um deserto sem alegria.

***

É um título de culto, verdadeiramente: ‘O Leilão do Lote 49’, de Thomas Pynchon, regressa às livrarias pela mão da Relógio d’Água. Pynchon tem uma galeria de fãs e de leitores indefetíveis – o que se justifica. Ele é muito, muito bom.

***

FRASES

"As dívidas estão a ser distribuídas aos clientes." Carlos Tavares, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, sobre a forma como o BPP lidou com os seus depositantes. Ontem, no CM.

"O Cláudio Ramos faria uma capa da Playboy mais interessante e apelativa do que a Rita Mendes." Ana Cássio Rebelo, no blogue Ana de Amsterdam.

Etiquetas: