julho 24, 2009

Blog # 403

Amanhã podem ser assinalados dois factos essenciais da nossa história: em primeiro lugar, os 900 anos sobre o nascimento de D. Afonso Henriques; depois, os 870 anos sobre a Batalha de Ourique. Quanto ao nascimento do fundador da nacionalidade, as dúvidas são muitas acerca da data (Julho ou Agosto) e do local (Guimarães, Coimbra ou Viseu) – e é uma pena, embora durante muito tempo se convencionasse ser o dia 25 de Julho. D. Afonso merecia melhor sorte na nossa memória e na galeria de personagens a comemorar. De figura lendária e heroica, colecionada em cromos durante a infância, o primeiro dos nossos reis passou a figura pouco recomendável e sujeita a escrutínio rigoroso. Achamo-lo uma velharia e damos-lhe pouca importância. Parece, muitas vezes, que o país não é nosso.

***

Em Agosto, a Teorema vai publicar ‘A Pele da Terra’, romance de Richard Ford (autor de ‘Um Pedaço do Meu Coração’ e ‘O Jornalista Desportivo’) – um autor notável, muito na linha de Cormac McCarthy, a redescobrir em cada oportunidade.

***

FRASES

"Ainda está para nascer um primeiro-ministro que faça melhor do que eu." José Sócrates, ontem, no CM.

"Há mais de dez quinze dias que ninguém se lembra de fazer um manifesto a bem do país." Bernardo Pires de Lima, no blogue União de Facto.

Etiquetas: