agosto 05, 2009

Blog # 411

A enorme galáxia de programas informáticos de troca de mensagens chamada ‘redes sociais’ (uma designação aldrabona e perniciosa) trouxe várias novidades – a principal foi a rapidez com que a palermice, a propaganda e a alarvidade se multiplicam e difundem. Há por aí, em algumas cabecinhas, uma tentação perigosa: a de “regular” as “redes sociais”. Controlando a internet, o Twitter, o Facebook ou os blogs, impedir-se-ia a proliferação de insultos, o suicídio de adolescentes, o sexo virtual e as acusações sobre os poderosos. É uma tentação comum, e fácil. Creio, no entanto, que o melhor é deixar os idiotas a morrer por si. Um dia ninguém vai prestar atenção à mais recente inutilidade online. Sonho com esse dia. É otimismo a mais, mas é melhor do que o regresso da censura.

***

Os livros de bolso da Leya (a série Bisleya) mudaram e estão mais coloridos. Um deles, muito bom para ler no Verão, é o último dos grandes livros de John Le Carré, ‘A Casa da Rússia’ – um dos cenários, como se sabe, é Lisboa.

***

FRASES

"Eleitor de Braga permuta com eleitor de Oeiras. Não se garante satisfação mas muita diversão." Ademar Santos, no blogue Abnóxio.

"A política está num lado e a justiça no outro." Isaltino de Morais, depois de ser condenado pelo tribunal. Ontem, no CM.

Etiquetas: