agosto 07, 2009

Blog # 413

Numa declaração ampliada pelo seu talento, Pedro Almodóvar pediu ao papa Bento XVI que saia do Vaticano para verificar, com os seus próprios olhos, como são diferentes as famílias de hoje. É, naturalmente, um excesso metafórico, porque – para esse efeito – basta ao Papa ligar a televisão ou ver um filme do próprio Almodóvar. O espanhol diz que “uma família pode ser formada por transexuais e travestis”. Ora, acontece que o papa não aparece, nas ruas, brandindo o látego para punir as famílias “formadas por transexuais e travestis”; limita-se a falar em nome da sua fé, e a delimitar aquilo que é a doutrina por que tem de zelar. Não me parece que o papa desconheça que a família mudou substancialmente. Mas temos de lhe reconhecer a liberdade de pensar que não mudou para melhor.

***

Há uns meses, José Hermano Saraiva confessara-me que estava a escrever uma introdução geral ao Direito. Já aí está: aos 90 anos, publica (na Gradiva) ‘O Que É o Direito?’, meio milhar de páginas densas mas escritas para todos.

***

FRASES

"Estranhas urdiduras se fizeram entre antigos inimigos que dividiram lugares entre eles." Paula Teixeira da Cruz, ontem, no CM.

"Passos Coelho é um homem bonito e bem falante e, hoje em dia, essas merdas parecem bem." Maradona, no blogue A Causa Foi Modificada.

Etiquetas: