agosto 28, 2009

Blog # 428

Deus regressa com Saramago, no seu novo romance a publicar em Outubro. É um tema que levanta suspeitas – Saramago é ateu mas os seus livros supõem um sentimento religioso. Ao contrário de Richard Dawkins, por exemplo, que é ateísta militante e para quem a ideia de Deus não apenas é absurda como, ainda por cima, está na origem dos males do mundo. Saramago pode não andar longe, mas há um halo, uma respiração, um apelo do indizível e do invisível, os lugares onde Deus podia habitar: no meio do deserto ou na noite escura dos tempos, antes de os homens lhe terem emprestado o gene da crueldade e da vingança, e de se terem organizado em religiões rivais e exclusivas (“onde estou eu não podes estar tu”). Acontece que a ideia de Deus ou está em nenhuma parte ou em todo o lado.

***

Saudemos o regresso de Luísa Costa Gomes, com ‘Ilusão ou O Que Quiserem’ (Dom Quixote), a publicar no final de Outubro. Luísa é a autora de ‘O Pequeno Mundo’, um dos dez melhores livros dos últimos trinta anos. Verdade.

***

FRASES

"A equipa está de parabéns." João Moutinho, jogador do Sporting depois da derrota frente à Fiorentina. Ontem, no CM.

“O Senhor Palomar só compra um leitor de livros electrónicos quando "a coisa" fizer caipirinhas." Senhor Palomar, no blogue Senhor Palomar.

Etiquetas: