setembro 03, 2009

Blog # 432

Filomena é uma heroína de romance. A história foi contada na edição de ontem do CM e merece guião à altura: primeiro, foi agredida com um cutelo pelo ex-marido. Quinze golpes, diz o auto – esteve às portas da morte. O homem, José Pinto de Sousa evadiu-se da prisão de Custóias para completar o trabalho – ou seja, para assassiná-la. Uma obsessão. Mas o destino dá voltas rápidas e ele acabou por morrer no Douro, depois da fuga. Ainda assim, Filomena não quis esquivar-se ao funeral, onde se apresentou com os ex-sogros. O que pensaria ela durante o funeral pertence ao silêncio que guardou durante a cerimónia e a acompanhou depois. O filme é este, trágico – e absurdo. Mais do que uma heroína de romance, aliás, Filomena é uma personagem que merece a atenção da literatura.

***

No final do Verão, aí está uma estreia para ler: a de Raquel Serejo Martins e do romance ‘A Solidão dos Inconstantes’ (edição Estampa). Uma história de amor e dúvida com Lisboa e Buenos Aires em música de fundo. Na próxima semana.

***

FRASES

"Na campanha, José Sócrates não irá lutar por valores ou políticas, mas pela sua sobrevivência." Domingos Amaral, ontem, no CM.

"Ao ver a comunicação social, e muitos blogues, sonho com a chegada do mês de Outubro..." José Medeiros Ferreira, no blogue Bicho Carpinteiro.

Etiquetas: