setembro 10, 2009

Blog # 437

Um tribunal decidiu que o editor Guerra e Paz tem de retirar do mercado todos os exemplares de ‘Maddie: A Verdade da Mentira’ e que não pode vender os direitos para o estrangeiro. Que o tribunal decida, um ano depois, que o livro não pode vender-se entre a ilha do Corvo e a fronteira do Gerês – pode ser estranho, mas está nas suas atribuições. Impedir a venda do livro para o estrangeiro é não apenas um excesso mas também uma decisão que ultrapassa a sua competência. Segundo algumas interpretações, significa que estão também proibidos livros que defendam a mesma tese do autor – ou seja, estabelece-se a censura prévia. O dinheiro dos contribuintes não serviu, até agora, para fazer uma investigação definitiva do caso. Mas, pelo sim, pelo não, fica mais barata a censura.

***

Vai ser explosivo, contém revelações picantes sobre sexo, a noite lisboeta e até futebol: trata-se da biografia de José Castelo Branco, escrita pelo jornalista Ricardo Santos – a publicação está prevista para Outubro e promete ruído.

***

FRASES

"A menos que alguém altere a natureza humana, tenderemos para mais crise." Allan Greenspan, ex-presidente da Reserva Federal norte-americana, ontem no CM.

"Ainda hei-de ver o deputado Vale de Almeida abraçado ao soba do Funchal." Luís M. Jorge, no blogue Vida Breve.

Etiquetas: