setembro 17, 2009

Blog # 442

Como vivi junto da fronteira durante anos, comecei a falar espanhol desde cedo. Em Espanha comprávamos jeans, Coca Cola (proibida no salazarismo) e a ‘Playboy’, além de outras utilidades que não vêm para o caso, como cigarros mais baratos e bons vinhos. Além disso, havia a arte, as universidades, o estilo de vida – tudo melhor do que aqui. Grande passado, grande literatura. Quando Espanha nos interessava, íamos a Espanha. Quando deixava de nos interessar, eles que viessem. Foi assim durante anos. A verdade é que, desde há muito tempo, precisamos de Espanha para nos compararmos com alguém e para mantermos a nossa desconfiança histórica. Espanha é picante. Espanha separou-nos da Europa e aproximou-nos dela. Está ali, ao lado. É bom, por isso, que se mantenha ali, ao lado.

***

A D. Quixote não está para brincadeiras: vai lançar uma luxuosíssima edição da poesia completa de Manuel Alegre, numa caixa vermelha, com gravação a verniz, lindíssima. Estão lá toda a poesia, mesmo a anterior a ‘Praça da Canção’.

***

FRASES

"Espera o desastre e, aconteça o que acontecer, terás uma agradável surpresa." Rui Zink, no blogue Rui Zink versos livro.

"Como uma mulher a mudar de marido, ou um marido de mulher, os portugueses andam irritados." Domingos Amaral, ontem, no CM.

Etiquetas: