setembro 21, 2009

Blog # 443

Hans Magnus Enzensberger escreveu um livro intitulado ‘O Labirinto da Inteligência. Guia para Idiotas’. A primeira parte trata de analisar como a palavra ‘inteligência’ deixou de significar uma virtude humana para se transformar num termo relacionado com espionagem (de ‘intelligence’). Vale a pena ler todo o livro, que bem nos ajudará a compreender como as multidões podem ser ludibriadas – desde que com ‘inteligência’. Essa ‘inteligência’ é hoje mais valorizada do que a sensatez ou a honestidade, coisas da Idade Média e dos romances de cavalaria, anteriores ao D. Quixote. As campanhas eleitorais são um período especialmente fértil para recolher exemplos de distorção da inteligência. Qualquer burlão de antigamente seria mais apresentável do que um palrador em campanha.

***

A Casa das Letras acaba de publicar o primeiro dos romances de William Boyd, o autor de ‘A Praia de Brazaville’ ou ‘Inquietude’. Trata-se de ‘No Coração de África’, uma história de política, chantagem – e belos cenários em África.

***

FRASES

"Vou casar e não mudar de sexo. Estavam à espera de quê, que passasse a chamar-me António?" Laura Abreu Cravo, no blogue Mel com Cicuta.

"Entre os erros de Bernard Madoff, há um que foi fatal: não se naturalizou português." Armando Esteves Pereira, ontem, no CM.

Etiquetas: