outubro 01, 2009

Blog # 451

Toda a gente tenta fingir que se trata de um escândalo e eu aviso: não acho. Não tenho opinião definitiva e gosto moderadamente da obra de Roman Polanski. A sua detenção está a chocar meio mundo e a indignar diplomacias paralelas e “gente da cultura” – que pedem a sua libertação imediata. Eu também acho que era bom termos Polanski cá fora. Infelizmente, por motivos puramente legais, isso não é possível: cometeu um crime e reconheceu-se culpado. Corre o risco de ser extraditado para os EUA, de perder uma batalha legal e de passar largos anos preso. O problema é esse meio mundo que pede a sua libertação “em nome da cultura”. E se, em vez de Polanski, fosse outra pessoa qualquer a ser acusada de ter violado uma rapariga de 13 anos? Também seria libertado “em nome da cultura”?

***

É o grande lançamento da Lua de Papel para a temporada: ‘O Filósofo e o Lobo’, de Mark Rowlands, o relato de uma relação estreita entre um professor de filosofia e um lobo. E uma meditação sobre a lealdade e a vida em sociedade.

***

FRASES

"O que tem graça neste livro é que cada um pode fazer o seu. Se não gostarem, façam outro." João Botelho, sobre a adaptação do ‘Livro do Desassossego’ para o cinema. Ontem, no CM.

"Isto não teria acontecido se Cavaco tivesse um Magalhães..." Rodrigo Moita de Deus, no blogue 31 da Armada.

Etiquetas: