outubro 07, 2009

Blog # 455

Cada um sabe de si. Mas custa a acreditar que a Europa (a velha Europa que permitiu a discussão livre, o confronto de ideias e que albergou homens de coragem invulgar) esteja hoje reduzia a isto: um bando de hipócritas e patetas que temem por tudo e por nada. Depois de, há pouco tempo, a Ópera de Berlim ter interrompido uma encenação de Mozart por recear a reação dos religiosos islâmicos, uma editora alemã (a Droste) recusou-se a publicar um livro por nele se discutir a ‘doutrina da rua islâmica’ sobre questões de honra familiar. A memória do que aconteceu a Salman Rushdie, condenado à morte por Teerão, devia fazer-nos mais corajosos – mas apenas prolonga a vergonha. Os antigos europeus, de Lutero a Damião de Góis, de Voltaire a Galileu e Leonardo, desprezam esta gente.

***

Leveza, melancolia, inteligência – leio as primeiras páginas de ‘Uma Semana em Outubro’, da chilena Elizabeth Subercaseaux (edição da Civilização) e dou com um romance sobre a sobrevivência e o combate ao mal. Um livro de Outono.

***

FRASES

"Hollywood é um mito que faz as pessoas sonhar. Nunca lá vivi. É uma cidade feia." Michelle Pfeiffer, ontem, no CM.

"Baixar o nível nunca é boa tática, sobretudo quando o nível do adversário é o que é." Fernanda Câncio, no blogue Jugular.

Etiquetas: