outubro 19, 2009

Blog # 463

João Tordo ganhou o Prémio José Saramago e é um dos nomes fundamentais da nova geração de escritores da Língua Portuguesa. Os seus romances publicados até agora (‘O Livro dos Homens sem Luz’, ‘Hotel Memória’, e ‘As Três Vidas’ – este, premiado) mostram um narrador hábil, cheio de talento, de leituras e de bom gosto. O talento não é “natural” – aperfeiçoou-se com muito trabalho e, quanto ao bom gosto, é cada vez mais difícil de encontrar em literatura. As suas histórias não decorrem em Portugal (à exceção de parte do último), mas num mundo que se despedaça e se reconstrói por toda a parte onde os seus personagens vivem e morrem. Estejam, por favor, atentos a este autor tão discreto como insistente e sólido. João Tordo não escreve por escrever. Tem uma marca de grandeza.

***

Final de Outubro em grande: saem os novos romances de Dan Brown (‘O Símbolo Perdido’, Bertrand), José Saramago (‘Caim’, Caminho), José Rodrigues dos Santos (‘Fúria Divina’, Gradiva) ou Umberto Eco (‘A Vertigem das Listas’, Difel).

***

FRASES

"A escrita é composta por 70% de linguagem, como o nosso corpo é composto por 70% de água." José Saramago, ontem, no CM.

"O BE começa a ter vida política interna. Veremos se chega ao fim da legislatura inteiro." José Medeiros Ferreira, no blogue Bicho-Carpinteiro.

Etiquetas: