outubro 22, 2009

Blog # 466

Temos uma má relação com a polémica. José Saramago disse sobre a Bíblia e as igrejas uma série de coisas previsíveis e houve quem lhe respondesse e ripostasse – nada de mais natural e saudável. É só literatura. Mas houve quem avariasse e tivesse perdido a cabeça de repente: Mário David, eurodeputado e vice-presidente do Parlamento Europeu pediu a Saramago que “fosse consequente” e abdicasse da cidadania portuguesa porque as suas opiniões ofendem Mário David. O dislate não se compreende. Assim, de cada vez que as opiniões de alguém “ofendessem os portugueses”, lá teríamos de lhe pedir para devolver o passaporte. Não. Saramago tem todo o direito de dizer o que disse. E nós de discutir forte com ele. É isso que nos permite viver uns com os outros, pensando coisas diferentes.

***

Onésimo Teotónio de Almeida ensina em Providence, EUA, na Brown. Acaba de publicar ‘De Marx a Darwin. A Desconfiança dos Intelectuais’ (Gradiva), um livro a não perder, para entrar num dos grandes debates de hoje. Lê-se de um trago.

***

FRASES

"Se fosse o Ricardo Araújo Pereira a dizer mal da Bíblia, aí preocupava-me. Agora o Saramago?" Domingos Amaral, ontem, no CM.

"No fundo, parece-me que é mesmo isso que Saramago procura: uma prova da existência de Deus." Paulo P. Mascarenhas, no blogue 31 da Armada.

Etiquetas: