novembro 16, 2009

Blog # 483

O próximo ano tratará de comemorar os 100 anos de República. Justamente, é um dos capítulos mais importantes da nova ‘História de Portugal’, coordenada por Rui Ramos. Como o próprio sublinha, “entre 1910 e 1921, os confrontos políticos provocaram cerca de 1500 mortos” – é um número que a historiografia oficial trata de ignorar em nome do “republicanismo” patético que gosta de heróis como o salazarismo gostava de milagres. Todo o século XIX (tirando o episódio do constitucionalismo que os republicanos detestam oficialmente) é uma guerra civil permanente. Os líderes mais idolatrados, em Portugal, foram tiranetes autoritários que manipulavam a justiça e as polícias. Nada que não conheçamos. Um pouco mais de conhecimento de História podia poupar-nos ilusões e patetices.

***

Sai antes do final do mês, Milton, de William Blake (1757-1827), príncipe dos poetas, com a chancela da Antígona. Vertido para o português por um dos príncipes tradutores: Manuel Portela. Boas razões para ir às livrarias.

***

FRASES

"Todas as gerações pensam que o Mundo começa com elas." Rui Ramos, historiador. Ontem, no CM.

"Faz tempo que a tribo dos comentadeiros económicos não acumula dizeres sobre a crise." Masson, no blogue Almocreve das Petas.

Etiquetas: