novembro 23, 2009

Blog # 488

Amanhã comemora-se mais um aniversário do filósofo Bento Espinosa, Baruch Espinosa na sua forma hebraica; de origem portuguesa (da Vidigueira) nasceu em 1632, na Holanda, onde a sua família se refugiou para fugir da Inquisição portuguesa. Foi excomungado pela Sinagoga Portuguesa de Amesterdão em 1656 por defender que a Bíblia não deve ser tomada à letra; pelo contrário, é uma alegoria sobre a história, tal como Deus é uma espécie de representação da própria Natureza. Tivessem sido aceites as teses de Espinosa e não andaríamos, em 2009, 350 anos depois, a discutir o dogma banal da crueldade divina ou atrapalhados com a distinção entre ética e política. Jorge Luís Borges escreveu-lhe um poema belíssimo sobre “o homem que engendra Deus”. Não aprendemos a sua lição.

***

Poucas vezes os editores falam abertamente do trabalho de edição e dos livros que amam. Francisco Vale, editor da Relógio d’Água, arriscou em ‘Autores, Editores e Leitores’, reunião de textos sobre o assunto. Corajoso e atento.

***

FRASES

"Nas separações, a mulher faz um lar e um homem faz um bar." Margarida Rebelo Pinto, ontem, no CM.

"A morte às vezes ainda é mais injusta do que de costume." José Medeiros Ferreira, no blogue Bicho-Carpinteiro, sobre a morte de Jorge Ferreira.

Etiquetas: