dezembro 26, 2009

Abriu a caça

1. O medo raramente fez bom futebol e nunca construiu vitórias. No campo de batalha (mesmo tratando-se daquele mau relvado) o que conta é a vontade de ganhar e a forma como a equipa é desenhada e foi preparada. O Benfica ganhou porque foi melhor, porque jogou melhor, porque queria vingar-se de quatro anos de abstinência – e porque não inventou tanto. São factores que justificam a coisa.

Poderíamos discutir sobre a inclusão defensiva de Guarín (que deixou Fucile como único lateral), sobre a convocação inicial de Hulk (que deixou Varela escondido no banco) e até sobre a animadíssima desconcentração da defesa – mas é tarde. Em primeiro lugar porque o jogo já foi; em segundo, porque nada está perdido; finalmente, porque a derrota foi um lição acerca do que não se pode fazer. Abriu, portanto, a caça ao título.

2. E, agora, dois casos. Um, de perseguição sistemática ao FC Porto, e protagonizado pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga, que quer revogar uma decisão do Conselho de Justiça da FPF em relação ao director de comunicação do clube. A Liga quer que o castigo seja maior e não aceita a redução de pena determinada pela FPF. Independentemente da argumentação, há aqui uma intenção recorrente de punir mais o FC Porto. Depois da trapalhada em que certas figurinhas da Liga se meteram durante a investigação ligada ao Apito Dourado, elas regressam com o mesmo apetite: fazer fretes e cumprir o papel. Não mudam.

O outro: o da «suspensão preventiva» de Hulk e Sapunaru por causa do alegado mau comportamento dos jogadores no túnel de acesso aos balneários do Estádio da Luz. A figura da suspensão preventiva é uma iluminação jurídica, a coroa de glória da CD da Liga porque permite punir independentemente de qualquer castigo que venha a ser aplicado. No caso de isto terminar com a absolvição dos jogadores, o servicinho já foi feito – com uma «suspensão preventiva». Abriu a caça ao FC Porto e eles já não têm vergonha.

in A Bola - 26 Dezembro 2009

Etiquetas: