dezembro 31, 2009

Blog # 515

As contas portuguesas dão sempre resultado incerto. No papel, os resultados são positivos e apaixonantes; durante a realização dos projetos, há um desacerto total – os proventos não chegam, os gastos disparam e todos nós empobrecemos mais um pouco. Foi assim sempre, mas sobretudo na época da embaixada de D. Manuel ao Papa, um dos episódios mais pífios da nossa sede de gastos. Vejam-se os estádios de futebol (sobras do Euro 2004): neste momento, há pelo menos três autarquias que gostariam de deitá-los abaixo porque estão a ficar caros demais. Gostamos de ser otimistas por obrigação. Por isso, no último dia do ano, limitemo-nos a não fazer contas mas a pensar no assunto: nos EUA há mais bibliotecas do que McDonalds; em Portugal há mais estádios do que bibliotecas.

***

LIVROS DO ANO: Roberto Bolaño está acima de toda e qualquer suspeita e ‘2666’ (Quetzal), nas suas 1032 páginas, é sem dúvida o livro do ano. Tem tudo, como acontece nos romances que se leem pela vida fora. É único, indispensável.

****

FRASES

"Estou a meio da minha desintoxicação de bacalhau." Rodrigo Moita de Deus, no blogue 31 da Armada.

"Que a Nereida Gallardo deixe de ser convidada para festas em Portugal." Domingos Amaral, sobre os desejos para 2010. Ontem, no CM.

Etiquetas: