janeiro 29, 2010

Blog # 534

J.D. Salinger já tinha morrido há muito pela simples razão de que se recusava a aparecer em público. Afastado das luzes, o autor de ‘À Espera no Centeio’ foi mais importante para a transformação dos costumes, da cultura e da vida de milhões de pessoas, do que muitas pantomineirices das "causas fraturantes" desta época de espetáculo. Quem leu ‘À Espera no Centeio’ compreendeu melhor as mudanças na sociedade do que folheando ideias feitas. Vem tudo lá: a solidão das famílias, a febre dos inadaptados e uma linguagem que foi absolutamente revolucionária. Salinger, ao contrário dos políticos, sabia que as revoluções não se fazem com revolucionários mas com revoltados. É esse o segredo dos autores que mudaram a vida de milhões de leitores.

***

Atenção Porto: na Fundação Cupertino de Miranda ainda há tempo para os últimos dias da Festa do Livro. Preços baixíssimos, até 1€ – com bons títulos, bons livros, bons autores. Oportunidade para não desprezar em tempos de crise.

***

FRASES

"Belmiro é um rei, com sotaque, que esconde outro na barriga e que dá trabalho a muita gente." João Gonçalves, no blogue Portugal dos Pequeninos.

"Há sinais evidentes de que a Justiça está politizada." Marinho Pinto, bastonário da Ordem dos Advogados. Ontem, no CM.

Etiquetas: