fevereiro 03, 2010

Blog # 537

Gostava muito da Rosa Lobato Faria (1932-2010). Entrevistei-a algumas vezes, como escritora (a de ‘O Prenúncio das Águas’ ou ‘O Pranto de Lúcifer’), e admirava o esforço profissional e a inocência que marcavam os seus livros. Eram também características dela: inocência, profissionalismo, dedicação às coisas. Um bom-humor invejável e, certamente, invejado. Gostava da Rosa – e do seu riso, da sua inaptidão para a seriedade absoluta, convencional e postiça. Esse rosto perfeito que passou pelo cinema, pela televisão e pela literatura sempre me comoveu. Aparentemente ingénua, aparentemente ‘superficial’, Rosa conhecia a sabedoria das mulheres de família e tentou escrever sobre esse mundo. À sua maneira, fê-lo com raríssimo entusiasmo. Aos 77 anos, é um adeus inconformado.

***

Excelente notícia: a Relógio d’Água publicou ‘A Ilha de Arturo’, da italiana Elsa Morante, um maravilhoso romance do final dos anos cinquenta. Imperdível: a certa altura, o mar entra pelas páginas dentro, com a adolescência.

***

FRASES

"Há quem diga que somos um país de poetas porque somos um país de preguiçosos." Luís Januário, no blogue A Natureza do Mal.

"Sempre tive a mania de que sabia alguma coisa de arquitetura e tenho muitas opiniões." José Sócrates. Ontem, no CM.

Etiquetas: