fevereiro 09, 2010

Blog # 541

Faz hoje anos que Nelson Mandela tomou posse como presidente da África do Sul (em 1994). Não escrevo por isso – mas por ‘Invictus’, o filme de Clint Eastwood em que Morgan Freeman faz de Mandela e Matt Damon de Pinard, o capitão da seleção sul-africana de râguebi, os Springboks. Filme estranho, que desenha um herói absoluto, totalmente bom, pacificador, comovente, tranquilo – amável. Mandela é um grande talento político do séc. XX, um dos grandes líderes do nosso tempo. O filme transforma-o em “bonzinho perverso”, capaz de ver mais longe, um homem que soube o valor das palavras “perdão” e “reconciliação” – e abriu caminho para que o país começasse uma nova era. Todos temos direito à lamechice. Associo-me a esta em nome de Mandela (e, para bom entendedor, do râguebi).

***

Não resisto: a Editorial Presença faz 50 anos e publica as ‘Obras’ de Bernardim Ribeiro (com organização de Hélder Macedo e Maurício Matos) – 380 páginas simples para uma das obras indispensáveis da nossa Língua.

***

FRASES

"Portugal é uma tragédia grega. O protagonista tem de nome Sócrates." Raquel Vaz Pinto, no blogue 31 da Armada.

"Não basta dizer que Portugal não é a Grécia. Quem decide não costuma ligar a promessas." Armando Esteves Pereira, ontem, no CM.

Etiquetas: