março 08, 2010

Blog # 559

João de Deus, cujo nascimento (há 180 anos, em São Bartolomeu de Messines) se comemora hoje, não ficará na história nem por ‘Campo de Flores’, nem pelo seu teatro, nem pela sua passagem pelo parlamento (muito menos). Não sei se é a obra mais vezes reimpressa em Portugal, mas deve estar no topo da lista – a ‘Cartilha Materna ou Arte da Leitura’ foi publicada em 1876 e constituiu um instrumento fundamental na alfabetização portuguesa, elevando João de Deus à categoria de ‘pedagogo nacional’, elogiado no seu tempo e relembrado pela rede de escolas que aplicaram ‘o seu método’. Hoje, recordar João de Deus devia ser também uma oportunidade para falar do ensino do Português e das patetices que se fazem nessa matéria. Com tantos teóricos de serviço, temo que seja impossível.

***

Em Defesa da Comida’, de Michael Pollman (Dom Quixote) é um livro óbvio e, no entanto, fundamental – defende o direito e o dever de comer comida sem pressa e sem sentimentos de culpa. E previne contra o excesso de cuidados.

***

FRASES

"A mim interessa-me questionar a invenção do mito da mulher perfeita." Pedro Mexia, ontem, no CM.

"Há a quem o coração afete a vida sexual. Deus me livre e proteja de uma vida sexual." Mónica Marques, no blogue Sushi Leblon.

Etiquetas: