março 23, 2010

Blog # 570

James Cameron, o fabricante de ‘Titanic’ (um pastelão) e de ‘Avatar’ bem tinha dito, com a alegria dos profetas banais, que “o futuro está no cinema 3D”. Temo, no entanto, que estejamos a confundir tudo – o cinema, propriamente dito, e a fabricação de filmes em 3D à maneira de um artefacto suplementar que é, sem dúvida, um avanço tecnológico. No entanto, um mau filme continua a ser um mau filme, venha ele em duas, três ou quatro dimensões. Antecipando-se aos grandes estúdios, como vanguarda da sétima arte, a indústria pornográfica adotou o princípio e já começou a rodar nesse formato; parece que o problema é o peso das câmaras, cujos 20 quilos, disse Tom Sridix, realizador (vem no CM de ontem), “dificulta alguns ângulos”. Compreende-se, mas nada que não se resolva.

***

Chegou às livrarias o novo romance histórico de Isabel Stilwell: ‘D. Amélia’ (Esfera dos Livros). Excelente oportunidade para conhecer uma personagem dramática e forte, incompreendida e vítima dos lugares-comuns do republicanismo.

***

FRASES

"Em economia, o caminho que parece mais óbvio é, de longe, o menos apropriado." Tiago Moreira Ramalho, no blogue Plomb du Cantal.

"O País merece oposição mais esclarecida. Já nem falo do Governo." Manuel Catarino, ontem, no CM.

Etiquetas: