março 30, 2010

Blog # 575

O Eurobarómetro é uma fonte de surpresas para os distraídos. Desta vez, as estatísticas europeias dizem que 64 por cento dos portugueses nunca pratica desporto algum. Os gregos são mais preguiçosos do que nós: 67 por cento recusa mexer-se. Os italianos e os búlgaros, também mediterrânicos, está quieto. Pelo contrário, os países do norte da Europa (Suécia, Finlândia e Dinamarca) são os mais ativos – atribuo a coisa ao frio, que exige movimento e, ao mesmo tempo, fortalece as carnes. No sul, somos indecentes, preguiçosos, contemplativos, bebedores, contamos mais anedotas, temos barriguinha e inventamos desculpas por causa do clima. Os burocratas da UE chamam a isto “falta de atividade física” e devem ter alguma razão. Devíamos mudar um nadinha. Só para não os desiludir.

***

Com 740 páginas, está aí a biografia de António Spínola (Esfera dos Livros), do historiador Luís Nuno Rodrigues, autor da de Costa Gomes e de um estudo sobre as relações entre Kennedy e Salazar. Para compreender os anos setenta.

***

FRASES

"Tenho mesmo tudo de origem." Cristina Areia, actriz e capa da Playboy, ontem, no CM.

"O pecado é privado, mas o crime deve ser sempre público." Sérgio Lavos, sobre a pedofilia na Igreja Católica, no blogue Arrastão.

Etiquetas: