março 31, 2010

Blog # 576

O CM anuncia que os Gothan Project vêm a Portugal em Maio, o que não é grande novidade exceto para mim. Esquecendo a mania de a banda cair frequentemente na tentação de fazer propaganda política (uma coisa que estava na moda, para imitar o betinho maltrapilho Manu Chao), é preciso dizer que os Gothan reinventaram a saúde do tango – em versão eletrónica. Em Buenos Aires são muito pouco conhecidos, mas na Europa conseguiram pôr meio mundo a dançar ao som do ‘bandoneon’, o que já é meritório. O tango é uma canção dramática, de taberna, de beco, entre homem e mulher, entre amor e morte – de navalha e sangue, como escrevia Borges; convertido à eletrónica, é pura música de dança, pura tentação. Perde um pouco da sua nobreza, mas ganha uma força bruta que não se pode desprezar.

***

Nunca é demais chamar a atenção para ‘Poesia Romântica Inglesa’, traduções de Byron, Shelley e Keats, por Fernando Guimarães (3.ª edição na Relógio d’Água): quando queremos poesia a sério temos de ir à fonte e aos grandes autores.

***

FRASES

"Passos Coelho saiu da Jota. Infelizmente, dá ideia de que a Jota nunca conseguiu sair dele." Constança Cunha e Sá, ontem, no CM.

"É interessante ver os inimigos do catolicismo opinar sobre a organização interna da Igreja." João Miranda, no blogue Blasfémias.

Etiquetas: