abril 02, 2010

Blog # 578

Não se pode fazer nada contra isso. Mas todos os anos se repete a cena: estudantes portugueses, com as hormonas aos saltos, em poses abjetas, passam uns dias na Costa Brava ou num sucedâneo de Torremolinos, dormindo pouco, bebendo muito, preenchendo as ‘férias da Páscoa’ com as chamadas ‘viagens de finalistas’ – embora o ano letivo ainda esteja a meio. O gozo deve ser imenso, multiplicado pela quantidade de cervejas engolidas durante as noites de diversão, supondo sempre uma ressaca de dois a três dias, entre autocarros cheios e estômagos às voltas. Para lá do acontecimento dramático (a morte de um jovem de 18 anos), há a notícia recorrente da expulsão de algumas hordas destes adolescentes. Mais do que um ritual, é um despropósito anual, certo como a chegada das andorinhas.

***

Mizé – Antes Galdéria do que Normal e Remediada’, de Ricardo Adolfo, acaba de ser reeditado na Alfaguara /Objectiva. Um romance surpreendente pela capacidade de ironizar, de fazer sarcasmo – uma fotografia perfeita do país.

***

FRASES

"Basicamente dormíamos de manhã e à tarde e de noite saíamos." Jorge Lopes, 18 anos, um dos alunos de Lloret del Mar. Ontem, no CM.

"É possível ser-se moderno e conservador ao mesmo tempo; se calhar foi o que sempre procurei." Lourenço Cordeiro, no blogue Complexidade e Contradição.

Etiquetas: